terça-feira, 2 de dezembro de 2014

#12 Aprender Tango argentino em Buenos Aires


Só me posso sentir uma priviligiada. Sim é verdade, estou a aprender a dançar tango e no seu país de origem. Que mais poderia eu querer? Devo confessar que aqui na Argentina, as viagens de um lado para o outro esgotam-me. 


Esgotam-me no sentido de ter de estar quieta e sentada dezenas de horas seguidas....sem poder fazer grande coisa para além de apreciar a paisagem, ir lendo alguma coisa ou comer... Isto dá muiiiiiiitooo tempo para pensar em coisas que não interessam, lembrar outras e projectar mais algumas. Eu preciso de me mexer, sentir o corpo em ação, e se há coisa que me esvazia a cabeça de tudo o que não devo pensar, é a dança! 

Hoje cheguei às 8:00 da manhã a Buenos Aires e estive a checar no email as sugestões do querido Juan Cavia que ainda não tive oportunidade de conhecer pessoalmente mas que o Filipe Melo fez questão de nos pôr em contacto. Só tenho a agradecer muitíssimo por tal, aos dois! Fui visitar a La Catedral e fiquei fascinada! Mais do que uma escola de Tango é um destino de culto desta dança!


Quem me recebeu foi o senhor gato! Cheguei antes da hora, ansiosa por começar. O espaço impressionou- me logo pela positiva! 


Para quem conhece bem Lisboa posso fazer um paralelismo com a Taberna das Almas ali nos Anjos, mas só dedicada ao ensino do Tango, espectáculos, milongas e tertúlias à volta desta arte. 



Os professores eram um casal fantástico, com uma química muda entre eles que contagiava qualquer voyeur. Por incrível que pareça, ao contrário de Portugal eu era a única mulher! Ahaha mais homens do que mulheres numa aula de dança para mim foi inédito! Fui a sortuda por poder dançar com vários colegas! 




Deixei-me ir completamente no momento e fui arrastada para uma dança meditativa. Percebi que vários tipos de dança podem ter diferentes efeitos em mim:

- danças europeias: diversão e sintonia
- tap dance: coordenação e movimento 
- kuduro: enraizamento e conexão 
- dança livre: harmonia 
- tango: sensualidade e relação 

Mas todas, todas sem uma excepção me provocam um grande bem-estar! O meu problema como diz o Chico é que quero fazer tudo ao mesmo tempo e depois não me dedico a nada em concreto..vocês também pensam que não nos podemos dedicar a mais do que uma paixão de cada vez? Paixão... Porque amor, para mim esse é um de cada vez.


E amanhã vou dançar Rock n'Roll! Me aguardem!

La Catedral
Rua Sarmiento, 4006 Buenos Aires

1 comentário: