sábado, 13 de dezembro de 2014

#14 Pedir desejos e fazer origamis



Pedir desejos. Pode parecer uma ciência simples aos olhos de muitos, mas na verdade, quem é que realmente se atreve a pedir um desejo com veemência? Quem é que arrisca visualizar o seu sonho, com contornos específicos, detalhes bem pronunciados e pormenores descritos?

É que isto de ter sonhos tem um segredo. É preciso materializá-los, nem que seja no papel, para não serem "apenas" platónicos. É preciso deitá-los "cá para fora" para para que o universo te possa ajudar a concretizá-los. É preciso sonhar acordado, com os pés bem assentes na terra, mas dar largas à imaginação. É preciso semear o sonho em terreno fértil, escrevê-lo, rabiscá-lo, projectá-lo, fazer listas de etapas para o concretizar se preciso. É preciso deitá-los cá para fora. Os sonhos são de todos. O teu sonho, não muda só o teu mundo, muda o de todos à tua volta. Por isso, visualiza, imagina, escreve, desenha, rabisca, deita-o cá para fora. 

Eu tenho vários sonhos. Mas muitos ainda estão só comigo. Por isso é que acho que ainda não se concretizaram. Outros que partilhei acabaram por acontecer, e tem sido mágico vê-los a evoluírem. 

Em Buenos Aires, fiz um ritual japonês, no Jardim Japonês. 



Um origami, um desejo. De certa forma os desejos, secretamente estão recheados de esperança, ainda que olhemos para eles como um ritual, algo mágico e fora do nosso alcance. O meu, um dia depois de realizado, conto-vos qual foi!



Quanto aos origamis, mais uma vez, tive uma sorte descomunal, porque na semana passada estava precisamente a decorrer o Festival da Cultura Japonesa no Jardim Japonês, em Buenos Aires. Entrámos naquele paraíso nipónico às 14:45 e às 15:00 tinha inicio um workshop de origamis!






Esta arte milenar de dobrar o papel com o fim de representar seres ou objectos através das dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la teve supostamente a sua origem na China, onde o fabrico de papel era abundante (os registos históricos não são claros). ORIGAMI é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar (折り=ori) e do substantivo papel (紙=kami). Significa literalmente, "dobrar papel".





Ora neste workshop com a professora Lucia da Costa, para além de aprendermos a fazer um origami alusivo ao Natal, tive a oportunidade de ver uma exposição fantástica de alguns artistas dedicados a esta arte! 


Aqui ficam algumas ideias de decoração para o vosso Natal, ou inclusive de presentes que apenas precisam de papel, paciência e muito carinho! 





Onde fazer workshops de Origamis em Lisboa:



Esta é uma arte extremamente contemplativa, que se inspira na natureza para reprodução em papel. O que eu senti com este workshop, é que facilmente com uma folha de papel, é possível absorver-nos tal na tarefa de concretização de um origami, que rapidamente o processo se transforma numa meditação. Se forem atrevidos como eu, pesquisem online como fazer algumas figuras, e vão ver que não é dificil! 


3 comentários:

  1. Excelente texto, excelente contexto, lindasss...fotos! Parabens.

    ResponderEliminar
  2. que bueno que estuviste en el taller! yo tambien estuve ese dia colaborando con Lucia da Costa. ella es mi profe de origami y es una genia! Es una persona maravillosa que siempre nos alienta a nosotras, sus alumnas, a poner en movimiento nuestra creatividad.

    ResponderEliminar
  3. Oi Ana!
    Fico contente que vocë tenha gostado do workshop de origami no Jardím Japones de Buenos Aires!
    Adorei ver que a maioria das fotos que vocë publicou sao dos trabalhos das minhas alunas. Com elas apresentamos figuras de origami com tema de natal: estrelas,mandalas, pinheiro de natal de pendurar, esfera de vidro com boneco de neve, pastor com ovelhas e trenó de origami tradicional e modular. Tomara que este estimulo possa perdurar e voce possa aprender muito mas com os vídeos do YouTube ou pessoas que tambem fazem origami. Boas dobras! Lúcia da Costa.

    ResponderEliminar