quinta-feira, 6 de novembro de 2014

#9 Descobrir Monsanto como uma outsider


Ontem foi dia de ir fazer mais uma reportagem. Esta semana foi a vez de Monsanto, afinal este parque natural fez no passado dia 1 de Novembro, 80 anos! 

A verdade é que apesar de já estar ali à mão de semear há tanto tempo, poucas foram as vezes em que me aventurei a descobrir as entranhas de Monsanto. Ora ontem tive oportunidade de tirar a barriga de misérias e foi como entrar num "stargate" da realidade cosmopolita directamente para o campo. É que se não fosse o ruído dos aviões e do trânsito lá ao fundo, não diria estar no centro de Lisboa.



Fui cumprimentada por esquilos brincalhões, borboletas exóticas e até por uma senhora que cantarolava o que me pareciam ser algumas preces, perto do Moinho das 4 Cruzes, de onde se apontava uma vista soberba sobre a cidade, isto claro, se não quisermos esquecer onde estamos. 



Monsanto surpreendeu-me deveras pela positiva: podia ser o meu quintal gigante, assim à minha beira. Outra descoberta, foi o Bairro da Serafina. Sim dizem que é pobre, mas mais mimoso não existe. Casinhas de bonecas encostadas ao pinhal de Monsanto. O que se pode querer mais, para quem ambiciona o melhor dos dois mundos: cidade e natureza?

- Trilhos para calcorrear,
- pista do Aqueduto por descobrir, 
- uma parede de escalada para me iniciar,
lombas para principiantes de bicicleta, 
- máquinas para exercitar o corpo, 
- animais para estabelecer novas amizades 
- e muitos outros desafios esperam por mim, neste pulmão natural no centro da capital!

Como é bom permitir-me ter um olhar de "estrangeira" para estes pequenos grandes prazeres, aqui tão perto de mim. 

Como é bom ter ainda tanto por descobrir e poder renovar incessantemente a minha capacidade de olhar para tudo como novo e motivo de "alegria".

Como é bom ter um olhar de "outsider" por mais dentro que esteja de determinada situação.

Estas e outras descobertas hoje.

Artigo detalhado na Magazine do Guia da Cidade aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário