quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

#17 Cantar o Fado com Liana no SingFado


Há uns tempos atrás tive oportunidade de ir conhecer a fadista Liana e o seu maravilhoso projecto SingFado, apoiado pelo Museu do Fado. 

Liana é fadista desde pequenina e começou o seu trajecto da forma mais tradicional possível: a cantar em bares e eventos, a fazer tourneés e a ter participações em peças de teatro, e inclusive no circo. 

Rapidamente conquistou uma carreira internacional pomposa, quando lhe pediram para realizar um workshop sobre Fado na Finlândia. Primeiro assustada, aceitou o desafiou a medo. No desenrolar da ação apaixonou-se por ter a oportunidade de partilhar a sua paixão por Portugal, pelo Fado e pelas suas raízes com outros interessados, no mundo inteiro. 



Passados alguns anos, o projecto ganha outros contornos, identidade própria e viaja até ao país natal da sua mentora. 

O SingFado estreou-se no Museu do Fado dia 8 de Janeiro, e é um workshop dedicado a todos aqueles que querem aprender mais sobre arte, esta maneira de sentir a vida. 

Foi muito curioso, porque muitas das questões colocadas pela Liana durante o workshop, surpreenderam-me pelas suas respostas. Não fazia ideia que a teoria mais aceite sobre as origens do Fado, defende que esta canção tão nossa vem de uma dança bem atrevida do Brasil, ou que existem tão poucas diferenças a nível estrutural entre um Fado Musicado e um Fado Tradicional.


O que se sente com o Fado
Há só uma maneira de cantar o fado?
Onde ouvir fado?
Onde aprender fado..?

Estas e outras questões são levantadas durante este workshop de uma hora, que culmina com um mini-concerto muito intimista, da nossa querida Liana, directamente para os seus formandos.Tive ainda oportunidade de cantar pela primeira vez FADO! :) 

Desafiem-se e vão conhecer mais sobre esta expressão artística tão nossa, mas ainda com tanto por desvendar, afinal ainda não faz parte do plano educativo escolar, aprender o que é o Fado, e também não é temática que seja por aí abordada ao desbarato. Liana vem contrastar esta realidade, criando mais amantes de Fado!

SingFado acontece às 4as feiras, no Museu do Fado, pelas 11:00. 

Fotografias de Debora Ribeiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário